TECNOLOGIA

One UI 4.0: o que esperar da próxima versão da interface da Samsung

O Android 12 é o fio condutor de todas as versões atualizadas de modificações que existem por aí e sua chegada iminente puxa o bonde para outras fabricantes também apresentarem suas novidades. Na lista de sistemas operacionais mais aguardados, a One UI 4.0 se destaca por dar vida aos smartphones Samsung, a marca favorita dos brasileiros.

Ainda são escassas as informações sobre o Android modificado que está em construção nos escritórios da fabricante sul-coreana, mas a abertura de portões para a fase beta pode acontecer em breve — segundo relato de um vazador no Reddit, a versão de testes chega na metade de setembro. Para dar um pontapé inicial nas previsões do que está por vir, o Canaltech reuniu as principais pistas sobre a One UI 4.0.

One UI 4.0: data de lançamento

Por enquanto, ainda não existem informações sobre a disponibilidade da One UI 4.0. Fato é que a versão beta será a primeira a chegar e, para ela, existe previsão de quando (metade de setembro) e onde (modelos da linha Galaxy S21).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Nesta semana, surgiram na web os resultados de benchmark de um Galaxy S21 Ultra 5G e, na sua ficha técnica, constava rodar o Android 12. O vazamento não só reforça que os topos de linha serão os primeiros a receber o sistema como também que os testes serão iniciados em breve.

Para participar do beta, é necessário se inscrever no programa de testes clicando em um banner que será exibido no aplicativo Samsung Members. Quando esse link será disponibilizado? Não se sabe. O prazo para a atualização ainda não foi divulgado, então resta apenas aguardar.

One UI 4.0: novidades no visual

Quando foi apresentado no Google I/O 2021, o Android 12 foi adjetivado como uma das maiores renovações visuais da história do Robozinho. A nova edição do sistema operacional introduz a linguagem de design Material You, recheada de ícones de aplicativos que modificam conforme o papel de parede e várias outras mudanças profundas que dão maior harmonia à interface do SO.

Aplicativos nativos e funções básicas da One UI devem ser repensadas na nova versão do sistema (Imagem: Reprodução/Samsung)

Um vazamento já mostrou que o sistema da Samsung pode ser todo guiado pelo tema dinâmico, uma das características mais marcantes do Android 12. Apesar de ser um rumor, a expectativa é que a paleta variada seja realmente incorporada no SO de celulares da fabricante, justamente por ser uma das novidades mais interessantes.

Apesar disso, a Samsung deve dar seu toque pessoal na interface, então aguarde algo que herda elementos do Android 12 do Google, mas com os retoques da fabricante sul coreana que vão diferenciar os modelos da Samsung da multidão. Como vai ser? Só na estreia vai dar para conferir, mas alguns recursos antigos da One UI devem ser preservados na transição.

Elementos interessantes da One UI, como a exibição de vídeos para a ligação de contatos, podem ser preservadas na nova versão (Imagem: Reprodução/Samsung)

One UI 4.0: novos recursos

Outras adições interessantes do Android 12 são as ferramentas incluídas no sistema — e esse conjunto é o mais difícil de prever na One UI 4.0. O Google, apesar de criar uma base para as demais distribuições, normalmente fica para trás em recursos.

Contudo, ainda dá para imaginar que algumas funções serão, sim, herdadas do Android 12. O Painel de Privacidade, a central de informações que coloca na mesa quais apps acessaram permissões especiais do dispositivo, deve estar presente na nova versão da One UI.

A One UI atual já permite a retirada de informações de localização de fotos antes de compartilhá-las (Imagem: Reprodução/Samsung)

Os avisos na barra de notificações sobre o uso de câmera e microfone também podem aparecer. Assim, o usuário consegue ver, em tempo real, quais aplicativos usam componentes do celular — e revogar permissões caso algum app esteja se comportando de forma estranha.

O fornecimento de localização aproximada, recurso também presente no Android 12, deve marcar presença na One UI 4.0. Basicamente, a função serve para dar alternativa aos usuários de não fornecer à aplicativos sua posição exata, mas a região em que está situado.

Precisa esperar o Android 12

O Android 12 ainda não foi lançado, mas a previsão é que sua estreia aconteça em setembro (ou um pouco depois), considerando o cronograma oficial do Google. Com o tempo, a Samsung deve dar mais informações sobre sua modificação, incluindo quando seus dispositivos devem receber a grande atualização. Pela iminência do lançamento de ambos os sistemas, é bom ficar ligado no CT para conferir as principais notícias e, quem sabe, ser um dos primeiros testadores da One UI 4.0.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

VEJA MATÉRIA ORIGINAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo