TECNOLOGIA

EA libera patente de modos de acessibilidade para outros estúdios

A Electronic Arts se comprometeu nesta terça-feira (24) a quebrar patentes de tecnologias relacionadas à acessibilidade. Em um comunicado enviado à imprensa, a EA declarou que não vai abrir processos de violação por direitos autorais contra desenvolvedores ou empresas que utilizarem tecnologias ou soluções de acessibilidade listadas nos jogos da publicadora.

Na prática, a ação vai facilitar que outros estúdios adotem modos de acessibilidade, baseados no que faz a EA. A tecnologia mais importante entre as patentes é o sistema de ping de Apex Legends, que permite a comunicação entre jogadores da aventura online sem o chat de voz.

Sistema de Apex Legends permite comunicação sem chat de voz (Imagem: Reprodução/Apex Legends/CBR)

Outras patentes abertas estão relacionadas à acessibilidade da visão, incluindo ferramentas que podem modificar as configurações de cor, brilho e contraste para ajudar jogadores a enxergarem objetos específicos em um cenário. Essas ferramentas são usadas atualmente nos jogos esportivos Madden NFL e FIFA.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

FIFA possui opções de texto narrado e alterações de cor e brilho entre escolhas para melhorar acessibilidade (Imagem: Divulgação/EA)

A EA ainda possui uma patente de ferramenta de acessibilidade que permite ao jogador alterar a música e os sons de um game com base em suas preferências auditivas. No momento, a tecnologia não é usada em nenhum jogo da publicadora.

De acordo com o “Compromisso de Patentes” da empresa, cinco patentes estão sendo disponibilizadas gratuitamente por tempo indeterminado. A EA também prometeu que estenderia esta cortesia a qualquer outra futura tecnologia acessível que desenvolver.

A empresa disponibilizou os códigos de ferramentas de acessibilidade em uma página no Github.

Fonte: VG247

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

VEJA MATÉRIA ORIGINAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo