TECNOLOGIA

The Joe Rogan Experience: como o podcast se tornou um sucesso absoluto

The Joe Rogan Experience é atualmente o podcast mais popular do mundo. Disponível no Spotify, seus números de reprodução e faturamento conseguem impressionar qualquer um. No entanto, Joe Rogan percorreu um longo caminho para se tornar um sucesso mundial absoluto.

O primeiro episódio que Rogan publicou de seu podcast foi em sua conta do YouTube, no começo de 2013. Na época, o ex-comentarista tinha pouco conhecimento na produção fonográfica e não possuía quase nenhum equipamento adequado.

Em um de seus episódios recentes, no qual convidou o apresentador Jon Stewart para participar, Rogan falou sobre o seu processo de criação do programa. “Os primeiros episódios foram uma droga. Eu não sabia o que estava fazendo e não achei que alguém estivesse ouvindo. Foi só por diversão, eu estava apenas curtindo com meus quadrinhos”, contou.

(Michael S. Schwartz/Getty Images/Reprodução)(Michael S. Schwartz/Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Agora, além de uma equipe de profissionais, o podcaster possui um estúdio direcionado especialmente para a gravação do seu conteúdo.

Um dos grandes fatores para o crescimento da audiência de The Joe Rogan Experience foi a aposta na diversidade dos convidados entrevistados. Se nos primeiros anos da produção Rogan chamava seus amigos comediantes para participar, atualmente ele já bateu papo com Elon Musk, Kanye Wert, Bernie Sanders e diversos outros.

Joe Rogan: passado do podcaster também influenciou em seu sucesso atual

Antes de Joe Rogan ser conhecido no mundo inteiro, o podcaster passou algumas décadas de sua vida sendo comediante e comentarista do UFC. Isso permitiu que Rogan construísse uma base de seguidores durante esses anos — mesmo que ela fosse muito menor do que o seu público atual.

Então, quando ele viu a possibilidade de criar o seu próprio conteúdo na internet, principalmente nos últimos anos, com uma grande quantidade de pessoas trocando os canais tradicionais de mídia, como televisão e rádio, por outras plataformas, o comediante viu seus números crescerem de forma assustadora.

Além disso, ele apostou em diferentes meios para disseminar seu trabalho. Junto de seu podcast, atualmente disponível no Spotify, Joe Rogan possui dois canais no YouTube, o primeiro com 9,74 milhões e o segundo com 5,28 milhões de inscritos.

The Joe Rogan Experience: o podcast mais popular do mundo se envolveu em polêmicas

The Joe Rogan Experience possui um contrato de exclusividade com o Spotify no valor de US$ 100 milhões e estima-se que ele é baixado quase 200 milhões de vezes em apenas um único mês. No entanto, isso não foi o suficiente para afastar Joe Rogan de grandes polêmicas.

Em setembro de 2020, Rogan foi acusado de fazer comentários transfóbicos por diversas entidades LGBTQIA+ ao dizer que a atriz transgênero Caitlyn Jenner se inspirou nas Kardashians para “definir” sua aparência. No mesmo episódio, ele também foi criticado por espalhar falsas informações dos incêndios que atingiram as florestas do Oregon na época.

O podcaster também já levantou diversas discussões na internet por comentários e atitudes consideradas racistas pelos internautas. Em um outro de seus episódios, ele comparou um bairro massivamente negro dos Estados Unidos com a série de filmes Planeta dos Macacos.

Nem mesmo suas escolhas para os convidados ficaram longe das polêmicas. No ano passado, muitos fãs de The Joe Rogan Experience criticaram a participação de Alex Jones no programa. O apresentador é considerado um dos maiores teóricos da conspiração da extrema-direita americana e a visibilidade oferecida a Jones não foi vista com bons olhos.

De qualquer modo, é fato que o podcast de Joe Rogan influenciou diversos outros ao redor do mundo, incluindo famosos podcasts do Brasil em formato de conversa, como o Flow Podcast, por exemplo.

Fique ligado(a) no Tecmundo e não perca nenhuma notícia sobre diversos assuntos, como séries, filmes, podcasts e muito mais!

VEJA MATÉRIA ORIGINAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo