TECNOLOGIA

10 perguntas e respostas sobre o Android

De acordo com informações reveladas no Google I/O 2021, o Android possui mais de 3 bilhões de dispositivos ativos no mundo. Com essa informação, fica ainda mais evidente que ele é o sistema operacional mais usado da atualidade — ainda mais considerando que a Apple recentemente anunciou ter 1,65 bilhão de iPhones ativos.

O sistema operacional do Google foi anunciado em 2007 e lançado oficialmente em 2008, mas, mesmo com tantos anos em sua trajetória, ainda hoje existem diversas curiosidades sobre ele que talvez poucos tenham conhecimento.

Por isso, o Canaltech preparou para você uma lista com dez perguntas e respostas sobre o Android, contando um pouco sobre sua origem, como surgiu o nome, quando saiu a primeira versão e muito mais. Confira abaixo!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

1. O que é Android?

O Android é um sistema operacional (SO) de código aberto (open source) desenvolvido e implementado pelo Google. Pertencente à família de “softwares de sistema”, ele é capaz de conectar os apps aos recursos de hardware do seu dispositivo móvel, gerenciando recursos, coordenando tarefas e administrando a sua memória.

2. Como foi criado o Android?

Antes de ser um sistema operacional, o Android é uma empresa chamada Android Inc., e foi fundada em 2003 em Palo Alto, na Califórnia, por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White. A intenção original do projeto era implementar um sistema operacional para câmeras digitais, porém eles se deram conta de que esse mercado não daria o retorno que esperavam.

Por isso, migraram para um sistema mobile, visando competir com o Windows Mobile e o Symbian. Em 2005, o Google adquiriu a empresa, gerando uma especulação de que estaria interessada em entrar no mercado de dispositivos móveis, algo que se tornou realidade nos anos seguintes.

Desta maneira, o grupo liderado por Rubin começou secretamente a desenvolver o software utilizando como base o Kernel Linux — um componente extremamente importante, que funciona como se fosse o cérebro de um SO.

3. Como surgiu o nome Android?

O nome Android veio da paixão de Andy Rubin por robôs e, juntamente com isso, o fato de que ele já detinha a propriedade do domínio android.com, que funcionava como seu site pessoal até 2008. Além disso, os antigos colegas de trabalho da Apple de Andy chamavam-no de “Android” — e também não se pode desconsiderar a especulação de que “Android” soa similar à pronúncia do nome “Andy”.

4. Quando saiu a primeira versão Android?

Para lançar o Android, o Google firmou parcerias de cooperação mútua com fabricantes de hardware, software e operadores de telefonia móvel. Confirmando as expectativas da época, em dezembro de 2006, a empresa lançou um protótipo inicial com codinome “Sooner”, que era bastante similar a um telefone BlackBerry.

Este modelo não possuía tela touchscreen, mas sim um teclado físico QWERTY. No entanto, ele foi modificado para suportar toques na tela e competir com os recém-anunciados LG Prada (2006) e o iPhone (2007).

5. Qual foi o celular que recebeu a primeira versão do Android?

O primeiro celular a receber o Android foi o HTC Dream, (também conhecido como T-Mobile G1), que foi lançado em outubro de 2008. O smartphone tinha integração com diversos serviços do Google, como Gmail, YouTube, Maps e Calendário, por exemplo.

O primeiro celular a ser lançado com o Android foi o HTC Dream (Imagem: Reprodução/T-Mobile)

Além disso, o modelo possuía um sistema de notificações e uma plataforma dedicada ao download de apps adicionais, chamada Android Market, similar à App Store — inaugurada em julho de 2008.

6. Por que as versões de Android têm nome de doce?

Segundo o Google, os nomes de doce surgiram como uma piada interna na empresa, algo que se iniciou com o Android 1.5, conhecido como Cupcake. Posteriormente, foi informado que a escolha dos nomes estava diretamente ligada ao fato de que os dispositivos móveis “adoçam as nossas vidas”.

Assim, é possível notar que os Android foram lançados com codinomes de doces e sempre em ordem alfabética. Isso durou até o Android 9, pois, a partir do 10, o Google resolveu abandonar esse tipo de nomenclatura e adotar um esquema numérico. A medida foi adotada visando não só simplificar, mas globalizar ainda mais a marca, pois o nome pode ser lido e pronunciado com mais facilidade por aqueles que falam diversos idiomas no mundo todo.

7 Quais versões de Android existem até hoje?

Atualmente, existem 11 versões do Android e o Google se prepara para lançar o Android 12 no segundo semestre de 2021. Abaixo, você pode conferir todas as versões do sistema operacional já lançadas, com seus respectivos codinomes:

  • Android 1: Angel Cake (Alpha);
  • Android 1.1: Battenberg (Beta);
  • Android 1.5: Cupcake;
  • Android 1.6: Donut;
  • Android 2.1: Eclair;
  • Android 2.2: Froyo;
  • Android 2.3: Gingerbread;
  • Android 3: Honeycomb (exclusivo para tablets);
  • Android 4: Ice Cream Sandwich;
  • Android 4.1: Jelly Bean;
  • Android 4.4: KitKat;
  • Android 5: Lollipop;
  • Android 6: Marshmallow;
  • Android 7: Nougat;
  • Android 8: Oreo;
  • Android 9: Pie;
  • Android 10: Q;
  • Android 11: R.

Para mais informações sobre o Android 11, confira abaixo:

8. O Android existe só em celulares?

Embora estejamos tão acostumados a usar o Android em smartphones e tablets, o sistema operacional do Google não se limita somente a esses dispositivos. Atualmente, é possível encontrá-lo em smart TVs (Android TV e Google TV), smartwatches (Wear OS), câmeras fotográficas (Samsung Galaxy Camera), videogames (Ouya) e até mesmo em automóveis (Android Auto).

9. Como saber qual é o Android do meu aparelho?

Atualmente, o Android se encontra na 11ª versão e está se preparando para lançar a próxima. Por isso, saber qual versão o seu dispositivo possui é muito importante. Para fazer isso, acesse a aba de “Configurações” do seu celular, toque em “Sobre o telefone” e localize o item “Versão do Android”. Para mais informações, confira nosso tutorial abaixo:

10. Por que o “mascote” do Android é um Robô?

O “mascote” do Android foi criado em 2007 por uma designer russa chamada Irina Blok. A designer e sua equipe foram instruídos pela empresa a criar um robô, mas que parecesse um ícone universalmente reconhecível e com o qual os consumidores pudessem se identificar.

Assim, Blok passou a estudar traços de brinquedos, filmes e jogos, mas sua principal inspiração foi os pictogramas de “Homem” e “Mulher” presentes nas portas de banheiros. O resultado é bastante conhecido: um robô amigável, de traços arredondados, com antenas na cabeça e que se chama Bugdroid.

Outro ponto interessante a ser ressaltado é uma certa semelhança que há entre o Bugdroid e o personagem “Android” do jogo Gauntlet: The Third Encounter, um dungeon crawler que foi desenvolvido pela Epyx e lançado para Atari Lynx em 1990.

É possível notar certa semelhança entre o “Android” de Gauntlet e o Bugdroid (Imagem: Reprodução/Epyx/Google)

E você, utiliza um celular Android desde qual versão? Deixe nos comentários a sua opinião.

Fonte: Android.com, The Verge (1, 2), The Week

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

VEJA MATÉRIA ORIGINAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo